quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mochilando na Europa: temporada de verão 2013!

Já cruzei o Atlântico algumas vezes, mas sempre me dá um friozinho na barriga como se nunca tivesse ido. É uma eterna primeira vez. No entanto, assim que chego no Velho Continente, essa sensação passa e dá lugar à curiosidade, ao novo e ao que está por vir. Delícia total! Também acho que essa vinda tem um quê de especial, pela nostalgia de voltar à uma cidade onde morei por um ano e que foi um grande divisor de águas para mim.


Chegando novamente na Europa depois de quase 2 anos (Espanha, 2013)

Pena que viajar nem sempre é motivo de aventura deliciosa para todo mundo... Com frequência, vejo pessoas aflitas, ansiosas, preocupadas com o desconhecido. E uma das coisas que mais me chama a atenção é me deparar com inúmeros/as “viajantes” que, em terras estranhas, não saem de sua zona de conforto. Mantém os mesmos hábitos e costumes como se estivessem em sua casa. São os indivíduos que não se arriscam, que buscam o familiar que dispensa qualquer tipo de aventura. São as pessoas comem todos os dias em conhecidíssimas redes de fast food, ao invés de se iniciarem na culinária local. Posso afirmar que não se trata de uma questão financeira. Sempre existem opções locais equivalentes do ponto de vista econômico. Só consigo concluir: que desperdício! 

E vi isso assim que cheguei no aeroporto de Lisboa. Decidi chegar na Europa via Portugal para ganhar tempo e infelizmente ñ ficarei aqui dessa vez... Nas poucas horas que fiquei em terras lusitanas, notei que a comida portuguesa nunca será conhecida por muitas pessoas que viajam sem sair do seu próprio mundo. É a manutenção da mesmice: comer o de sempre e se satisfazer com isso!

Enquanto me dava conta do quanto isso é muito mais comum do que pensava, decidi comer o tradicionalíssimo pastel de nata ou de belém. Divino, espetacular e tipicamente português. Quem for para Lisboa, precisa conhecer o original: http://www.pasteisdebelem.pt. É imbatível! Como ñ posso me dar esse luxo dessa vez, me contento tranquilamente com algum "genérico" vendido nas lojinhas portuguesas do aeroporto.

Simplesmente irresistível: o pastel de nata ou de belém português 
(http://candycottonclothing.blogspot.com)

Semana que vem, é a hora de mostrar um pouquinho de Amsterdã! Me encantou quando fui pela primeira vez em 1997 num inverno que congelou todos os canais. Dessa vez, em pleno verão, a história é completamente outra!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O retorno da Mochila: a volta dos que ñ foram!!!

Depois de quase um ano inativo, a Mochila finalmente ressurge das cinzas!! Foi o tempo necessário de gestação e maturação para novas andanças!! É a preparação para mais uma temporada da Mochila da Japa!!

Estou fechando os últimos detalhes de uma viagem que irei fazer nas próximas semanas. Pensando agora enquanto escrevo, me dei conta que essa viagem inclui a busca literal e simbólica da Mochila da Japa que ficou na Espanha!!


A Mochila da Japa: o resgate final!!

Esse blog começou a partir de uma temporada que vivi na Espanha em 2010. Comprei a singela mochila acima e dei início às minhas peripécias europeias por um ano. O resumo dessa ópera está no blog, mas claro que várias outras viagens ainda podem ser contadas, basta um pouco mais de tempo! O fato é que voltei para o Brasil, achando que retornaria à Espanha para fechar a gestalt, no entanto, ñ voltei (por enquanto!). Por isso, deixei lá várias roupas de frio porque obviamente ñ teria onde usar isso no Brasil, ainda mais morando no nordeste, e também deixei a Mochila da Japa... Conclusão: estou indo agora resgatá-la depois desse abandono total...

E assim a Mochila renasce com direito à um roteiro que privilegia capitais espetaculares e inesquecíveis: Barcelona, Amsterdã e Londres. Para quem estiver pensando ou tem dúvidas, digo logo, Barcelona é capital sim, ñ da Espanha e mas da Catalunha. Rá!

Logo mais retorno com novidades fresquinhas da Velho Mundo!