segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um pouquinho da charmosa Lisboa

A última aventura da mochila foi bem mais modesta, se comparada à Turquia que abalou as estruturas: conhecer nosso colonizador e mais próximo vizinho na península ibérica - os portugas!


Pra desvendar a capital portuguesa, dedici ficar no bairro de Belém, já que muita coisa que eu queria visitar estava por lá. Como também nao tinha pretensão de fazer farra à noite, foi a escolha perfeita! Logo depois do café da manhã, esbarrei com uma feirinha de antiguidades por um acaso que acontece ali no bairro e saí pra conhecer as redondezas. Continuei minha andança e descobri o Museu de Arte Moderna que estava com entrada gratuita: adoroo!


Museu de Arte Moderna (Lisboa, Portugal)

Pra completar, ainda tive o privilégio de ver objetos de um artista que eu amo e que jamais pensei que encontraria em Portugal, assim sem procurar. Dalí: tudo de bom!


Telefone branco afrodisíaco - Salvador Dalí - 1936 (juro que nao inventei esse nome, é do próprio, claro! Lisboa, Portugal)


Pode parecer o óbvio ululante, mas depois de passar pela clássica confeitaria dos pastéis de Belém, entendi que nunca havia comido um verdadeiro pastel de belém! Fiquei viciada: comia pelo menos um todos os dias! Ele é crocante e tem um recheio quente divino, único!


Fachada da confeitaria de 1837 (!) que fica com filas gigantes em algumas horas do dia (Lisboa, Portugal)


Logo abaixo está a Torre de Belém que fica na beira do rio Tejo e é do século XVI. A arquitetura do lugar é bem interessante e vale a pena pagar o ingresso pra conhecer os vários andares da torre. É patrimônio mundial da UNESCO.

Torre de Belém (Lisboa, Portugal)


Na sequência, tem o Mosteiro de São Jerônimo que é enorme e também parada obrigatória no bairro de Belém. O que ninguém conta e você descobre sem querer é que, nos domingos pela manhã até 14h, a entrada é gratuita! E parece que isso é para a maioria das atrações em Lisboa. Acabei economizando 7 euros que me ajudou a pagar o almoço. Que foi adivinha o quê? Isso mesmo: bacalhau, claro! Amo esse dito cujo de qualquer jeito: assado, na brasa, na salada, com grão de bico. Se bem feito, no ponto de sal, vale de qualquer modo!

Fachada do Mosteiro de São Jerônimo (Lisboa, Portugal)


Interior do Mosteiro (Lisboa, Portugal)


Pra resumir: quem for à Lisboa, se puder, fique no bairro de Belém. Tem muita coisa bacana por ali. Agora se quiser balada, não recomendo! Se hospede no centro e passe uns dois dias passeando por Belém. E não esqueça por nada no mundo de comer o pastel de Belém! Inté a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amore, vc esqueceu de pintar Portugal no seu mapinha...
E quando é que vc e Xandinho vem me visitar?
Faça a sua reserva logo aqui na minha casa!!!!
To morrendo de saudades...
milhos de bjos
Ju

Na mochila da japa disse...

Jú sumido! Não esqueci de pintar Portugal, apenas não consegui... Preciso de Lay pra fazer isso, rsrs ou finalmente evoluir no aspecto informático... Bjo!