domingo, 30 de outubro de 2011

Outono no Leste Europeu: Praga - parte I

Finalmente consigo retomar meus posts de viagens literalmente falando! E reinicio agora com uma viagem que fiz pro Leste Europeu antes das minhas aulas do mestrado começarem na Europa. Começo por Praga, na República Tcheca, onde estive mochilando em 1997 e voltei em 2010. Pra se ter ideia das diferenças entre os dois momentos que visitei o país, na década de 1990, tivemos que conseguir visto pra entrar já que a Tchecoslováquia havia saído recentemente de um regime autoritário e estava iniciando sua abertura política. O país tinha praticamente acabado de virar República Tcheca. Ir pra lá naquela época era ultra-exótico. Helô S., você não iria reconhecer quase nada se fosse hoje, parece outro país!



Chegamos lá no outono de 2010, era noite e já fazia muito frioo... A primeira abordagem realmente tcheca ocorreu logo na saída da estação de trem, onde um rapaz insistentemente perguntava ao meu amigo se ele queria "chocolate" ou a conhecida marijuana. Estranhamos isso porque em nenhum outro lugar na Europa tinha rolado esse tipo de "aproach". Bom, seguimos pro nosso hostal. No caminho, percebemos que o bairro era dominado por muitas casas noturnas de show de sexo, massagem e sex-shops. A essa altura, pensei: "Só falta o rock'n roll agora!". Mas isso não apareceu... Praga não pareceu muito receptiva nessas primeiras horas. 


Finalmente depois de muitas olhadas no mapa e nas ruas, conseguimos chegar no hostal e surprise! Não havia ninguém! A noite ia ser bem mais longa do que imaginávamos... Nessas horas, tudo parece bem mais difícil: se comunicar em outra língua (falamos inglês, mas eles, os tchecos, nem sempre...), fazer um telefonema internacional... Ligamos e nada de alguém atender. Acionamos o plano B: procurar outro lugar pra dormir pelo menos a primeira noite. Próximo dali, tinha apenas um outro hostal nas redondezas e que era infinitamente mais caro! Pelo menos, o funcionário foi super bacana com a gente, inclusive, ligando do telefone dele pro número de onde tínhamos feito reserva. Ele então conseguiu contato e a figura responsável disse que estava chegando. Salve, salve! Nossa cama estava garantida! 


Nosso guia espanhol em frente à estatua do Kafka (Praga, República Tcheca).

No dia seguinte, pra compensar o frio do Leste Europeu, fez um sol espetacular daqueles em que o céu não tem nenhuma nuvem. Decidimos entrar no esquema do "free walking tour" (http://www.neweuropetours.eu). Eu não conhecia a proposta e achei muita boa! Pena que fazer isso no Brasil parece inviável... Bom, você escolhe em que língua quer seu guia (a maioria é em inglês, mas também quase sempre tem em espanhol) e no local e hora marcados você se junta ao grupo. A ideia é caminhar pela cidade à pé, onde o guia apresentará os principais pontos da cidade, assim como a história do lugar. O passeio é tranquilo, tem várias paradas e você nem nota o tempo passar. Ao final, você dá aquilo que acha justo, inclusive podendo não pagar nada, se não tiver gostado da caminhada. Como eles dizem: We work for tips!


O famoso relógio medieval astronômico (e astrológico!) Orj (Praga, República Tcheca)

Em cima do relógio, tem duas janelinhas onde, em determinadas horas do dia, passam os 12 apóstolos. Então, se você notar uma certa aglomeração de pessoas, tenha certeza que logo logo os bonecos irão sair pra fazer seu showzinho. Entenda que, nos dias atuais, Praga está praticamente tomada por turistas. Confesso que pra mim foi atordoador estar sempre no meio de centenas de pessoas passeando... Jamais imaginei que aquela Praga que eu visitei em 1997 não existisse mais. O que obviamente não tira a beleza do lugar. Mas procure fugir do período de férias européias e, principalmente, o verão (meses de julho e agosto). A capital da República Tcheca acabou se tornando um grande ponto  turístico na Europa, principalmente, por seus preços acessíveis e por ter sido um dos primeiros países do Leste Europeu a se abrir politicamente. Falando em política...

  Quadro que estava dentro de um bar (Praga, República Tcheca)

Tirei a foto acima por intuição e curiosidade. Deduzi que "politische" era política em português e fiquei curiosa pra saber o que significava a tal frase. A primeira está em alemão e a segunda em tcheco. Depois, uma amiga traduziu dizendo que "falar sobre política é proibido". Surreal isso, não?

Pra fechar, algumas coisas imperdíveis em Praga: experimentar o absinto original (tem que ser aquele que servem em bares, com 1 colher de açúcar que se queima na hora), visitar o Castelo de Praga e a (gigantesca) Catedral de São Vito que demorou mais de 2 séculos (!) pra ser concluída. E o que mais te interessar! 

Nenhum comentário: