quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Outono no Leste Europeu: Budapeste - parte II

Chegamos em Budapeste! A capital da Hungria é atravessada pelo famoso rio Danúbio. Por conta disso, do lado direito do rio a região é conhecida como Buda e do lado esquerdo Peste. Bem sugestivo, não?!

Está é a mais conhecida das várias pontes de Budapeste: Széchenyi. Também nominada como ponte das correntes, bem mais fácil... Mas, pra mim, claro, ainda mais sendo leonina, deveria chamar Ponte dos Leões! (Budapeste, Hungria)


Já que tínhamos gostado da proposta do free walking tour que fizemos em Praga, procuramos o grupo na Hungria. Para nossa surpresa, havia a proposta de fazer uma caminhada "comunista" pra conhecer um pouco dos lugares, da história e de como o comunismo está profundamente ligado ao país como um todo. Nesse sentido, nossa guia nos levou a um lugar onde ainda havia uma espécie de abrigo (shelter ou bunker) e, ao mesmo tempo, um ponto de fuga para onde a elite do governo seria levada, chegando rapidamente ao aeroporto e podendo sair do país.


Grupo do walking tour olhando o abrigo/ponto de fuga (Budapeste, Hungria)

Vista do interior do abrigo/ponto de fuga (Budapeste, Hungria)

À noite, depois da caminhada, a guia propôs que fôssemos a um bar onde ela mostraria objetos pessoais da sua família e conhecidos. Vimos postais, jogos, passaportes, documentos onde cada pessoa ganhava pontos vermelhos ou azuis pelo apoio ao regime ou não... Enfim, coisas que não se vê tão facilmente assim... Apenas fiquei com mais vontade de visitar as ruínas da gigantesca estátua de Stalin que estão nos arredores da capital. Após cair o regime comunista, sobrou somente o pé dele... E ainda assim, parece algo assombroso de tão grande. Mas infelizmente não rolou... Bom, pra dar conta de tanta coisa, o consolo foi que já estávamos num bar porque uma cerveja era providencial nesse momento! Foi quando li algo que não era em húngaro (please!) e morri de rir:

Um quadro bastante sincero num bar (Budapeste, Hungria)


Uma húngara vendendo flores e frutas próximo à ponte que separa Buda e Peste (Hungria)


Pra fechar essa passagem pelo Leste Europeu, em pleno outono, nada melhor que uma foto que tirei dos meus dois amigos, companheiros nessa viagem, quando contemplavam a linda vista do rio Danúbio.

Jú e Lud em momento contemplativo (Budapeste, Hungria)

2 comentários:

xando disse...

essa mochila já deve estar pesada de tanta lembrancinha, num tá não?
hehehe
bjo

Anônimo disse...

Amore,
Adorei a homenagem (a foto). Vc esqueceu de contar da facilidade que tivemos em nos comunicarmos...hahaha
saudades e bjo grande!!!
JU