terça-feira, 29 de novembro de 2011

Outono no Leste Europeu: Berlim - parte III

E eis que finalmente consigo terminar essa trilogia do Leste Europeu, encerrando em Berlim.  E, pra isso, nada melhor que uma foto típica de outono de um dos váriosss parques lindos que têm lá...


Um parque em Berlim em pleno outono (Alemanha)

O único porém desses dias em Berlim foi que pegamos chuva, frio e um tempo bem chatinho... Sem dúvida, a primavera é a melhor estação pra conhecer esse lado da Europa. Apesar disso, deu pra circular bem na cidade.

Nossa primeira meta foi conhecer o Muro de Berlim, claro! Ele é gigante e cheio de pinturas, as mais variadas possíveis, de diversos artistas do mundo todo. Em inglês é conhecido como East Side Gallery.

Uma das poucas obras de brasileiros/as no Muro de Berlim (Alemanha)

Euzinha da Silva, na exata divisão entre Berlim Oriental e Ocidental (Alemanha)

Pintura clássica que se encontra lá no Muro de Berlim (Alemanha)

Também visitamos o Memorial do Holocausto que é um verdadeiro labirinto de concreto. São quase 3 mil blocos de concreto feito em homenagem às pessoas judias vítimas. São todos diferentes entre si.

Memorial do Holocausto em Berlim (Alemanha)

Pra fechar Berlim, super recomendo uma visita ao edifício Tacheles. Infelizmente, não tenho comigo nenhuma foto bacana de lá, mas vale muito a pena conhecer o lugar. Não só porque há rumores de que ele será demolido, mas porque lá se encontra toda a arte outsider alemã. Em cada sala, vão, cômodo do prédio, tem um artista que apresenta seu trabalho, saindo completamente do padrão. É muito bacana! Tão bacana quanto é o Café Zapata que fica ali junto e rola som de altíssima qualidade. Mas o bar é pequeno e bem disputado. Tivemos sorte de passar por ali no final da tarde e pegarmos o ensaio da banda que ia tocar mais tarde. Arrasaram!

Nenhum comentário: