quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os tapetes voadores do Marrocos - parte I

Apesar da correria do dia-a-dia, estou cumprindo minha meta de pelo menos escrever um post por semana para o blog. Claro que o ibope ajuda bastante e notei que vocês sumiram daqui! Mesmo assim, não vou me deixar abalar por isso. Tem muita gente que não coloca comentários aqui, mas me manda email dando um retorno.


Bom, depois de ir até Gibraltar, claro que dei uma rápida escapulida para o Marrocos! Afinal de contas, Gibraltar fica no extremo sul da Espanha, bastando atravessar uns quilômetros no Mediterrâneo. O menor trecho entre a Europa e a África é de apenas 14 km! A dica da hora é se hospedar na cidade espanhola de Algeciras. Não tem quase nada lá, apenas os vários barcos que ficam atravessando entre os continentes. A cidade parece um eterno domingo... Ainda assim, vale a pena se hospedar lá porque Gibraltar é uma cidade mais cara, já que tem como base de cálculo as valorosas libras.


Vista do continente africano, em Gibraltar


Falando em dindin, descobrimos que apenas essa travessia (ida e volta) de barco entre Algeciras e o continente africano era no mínimo 66 euros! Assalto à mão armada! Foi desolador escutar isso de mais de uma pessoa... Acabamos entrando numa das poucas agências de turismo que estavam abertas em plena siesta, ainda por cima num domingo! O cidadão deu duas sugestões: passar o dia no Marrocos por 50 euros conhecendo 3 cidades (socorro, que pesadelo só de pensar nisso!) ou passar dois dias, dormindo uma noite em Tânger por 95 euros conhecendo os mesmos lugares, mas com um dia livre (bem melhor...). Resolvemos fechar nessa segunda opção porque esse esquema de bate-volta ninguém merece!


No dia da ida para Marrocos, madrugamos porque o barco saía meio cedo. O trajeto é curto, demorou apenas uns 40 minutos e teve como parada final a cidade de Ceuta. Isso é outro rolo! Apesar de ficar na África, é uma colônia espanhola onde tudo segue a regra da Espanha. Já no desembarque, havia Abdul primeiro (é que depois teve outro Abdul, por isso decidi apelidá-lo de Abdul I) que estava nos esperando. Atravessamos a fronteira onde finalmente tive um carimbo no meu passaporte e finalmente entramos no Marrocos. Esse negócio de União Européia agora faz com que nossos passaportes não tenham mais nenhum carimbo... 


E, claro, que no meio do caminho, tinha o quê? Um pobre de um camelo morrendo de sono que apenas queria dormir, mas era explorado por seus donos para ficar dando voltas de 100 metros com todos os turistas que passavam. Detalhe: tudo isso na estrada, num acostamento.


 O coitado do camelo bocejando ou reclamando que não queria mais carregar ninguém...
no Marrocos

Junto com o camelo, estavam seus 3 ou 4 donos, apenas esperando os interessados em dar uma volta para então receber uns trocados. Eu e meu amigo Jú não queríamos andar nele, fiquei com vontade de olhá-lo e tirar fotos. Ainda bem que o casal de americanos que estava conosco se encantou com essa possibilidade e imediatamente subiu no sonolento. Ao final da volta, o casal pediu para que tirássemos uma foto deles com o camelo. Na sequência, um dos supostos donos se ofereceu para fazer o mesmo comigo e com o Jú. Achei atencioso da parte dele e obviamente aceitamos. Pra quê? Já estávamos voltando para a van quando esse mesmo senhor começou a cutucar o Jú pedindo dindin pela foto tirada. No final, essa foto que nem queríamos tanto assim custou 1 euro e nem andamos no bichinho, enquanto que o casal americano andou, tirou foto e pagou o mesmo. É uma comédia esse lugar... Mal sabíamos o que nos aguardava nessas terras! Inté semana que vem!

4 comentários:

Ceça Costa disse...

Japa, a África e a Arábia estão em nós, você comprovou cientificamente. Só me resta morrer de inveja, o Marrocos é o meu sonho de conhecimento, assim como a Turquia!!!!!!!!!!! Um xêro das Olindas e inté. Ceça Costa

Unknown disse...

Oi K,
Cadê mais fotos??!! E o tapete voador? hahahaha

Fiquei curiosa com as cidades...

Bjins

Unknown disse...

Ai que meda da parte II, onde não foram só os tapetes que voaram...
hahahaha
bjokas

Lay disse...

Se eu aprendi uma coisa com essas viagens por aqui, essa coisa foi: nunca tire foto de artista de rua ou coisa parecida sem perguntar antes se é pago, pq eles fazem uma cena se vc tira a foto sem permissão e sem pagar, claro.