sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Mi vida la dejé entre Ceuta y Gibraltar..." - Manu Chao

Apenas para dar um feedback em relação ao concurso de fotografias, terminou a votação virtual e eu consegui 3 fotos com uma média interessante. São elas: Cocotaxi en Cuba (4,07), Yo, mi hermana y mi llama (4,05) e Parezco feliz (4,00). Mas ainda não sei se elas ficaram entre as 25 mais votadas que vão para a exposição e para o júri final. Até o dia 10/02 devo receber um email, caso eu esteja nessa feliz lista. Então agora só resta realmente aguardar... 


O que eu trago na minha mochila, dessa vez, é a minha visita à última colônia existente aqui na Europa. Pasmem, a cidade de Gibraltar no extremo sul da Espanha, é o último reduto colonialista que ainda perdura por aqui! Não fazia idéia de que isso ainda rolava na modernosa União Européia. O fato é que a cidade tinha um poder militar imenso e foi conquistada pela Inglaterra numa guerra contra a Espanha sabe-se lá quando. Sua localização era estratégica para o controle de barcos e navios aqui no Mediterrâneo. Vendo de longe, antes de chegar, achei Gibraltar muito parecido com alguma coisa no Brasil... Vejam e não digam se esse morro não é igualzinho ao Pão de Açúcar?


Vista de Gibraltar, antes da fronteira, ainda na Espanha


Até hoje não houve acordo entre os dois países sobre o que fazer com esse território. Conclusão: para chegar lá, é preciso passar pela fronteira e pela imigração. Entrando na cidade, tudo muda, o inglês passa a ser a língua oficial, assim como a libra enquanto moeda principal. Só que nesses tempos de globalização, se escuta espanhol quase que o tempo todo, assim como é possível usar euros tranquilamente.


Assim que passamos a fronteira, perguntei a um policial se o centro era longe e ele me respondeu que não, bastariam 10 minutos de caminhada. Quando me dou conta, vejo que estou atravessando a pista de um aeroporto! Imagino que lá deva ser o único lugar do planeta onde cruzam pedestres, bicicletas, motos, carros, enfim, todo tipo de meio de transporte terrestre aonde o avião levanta vôo! Na foto abaixo, é possível ter um panorama geral da cidade e ver a pista do aeroporto cruzando com a principal avenida que leva ao centro de Gibraltar. 


    Vista da entrada da cidade, a partir do morro de Gibraltar


Quando estávamos saindo da cidade, já à noite, haviam fechado a passagem de pessoas e carros porque ia decolar um avião! Ficamos lá esperando bem uns 15 minutos até o avião começar a taxear pela pista. Na hora de decolar foi aquele barulho ensurdecedor e na tentativa de tirar uma foto ficou apenas um rastro de luz, o bicho é rápido demais, nem deu pra registrar...

Mas deixo aqui outra foto bem pitoresca de algo que também só deve ter em Gibraltar: uma caverna em que ocorrem concertos de música clássica! Pelo silêncio que costuma ter dentro de cavernas, suponho que deva ser no mínimo espetacular assistir a um concerto desses, pela pureza do som.

Caverna de São Miguel, em Gibraltar

4 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo preta!
Fiquei curioso de saber que guerra foi essa entre a espanha e a inglaterra! Outra coisa que me dei conta é como a inglaterra ainda mantém territórios fora do país! Lembra das Malvinas?
Bjo de que ama
xando

Na mochila da japa disse...

amore, pergunta clássica de historiador... sobre a guerra sei apenas que ocorreu no século XVIII e nada mais. e sei tbém que gibraltar funciona de modo semelhante às malvinas; tem um relativo nível de autonomia, mas são governados pelos ingleses... bjo!

Lay disse...

Gente, que coisa louca! Um território colonialista, de uma beleza incrível (como dá pra ver pelas fotos), com um pista de decolagem no meio da cidade e uma caverna onde se apresentam concertos de música clássica! Tenho ir nesse lugar!

Helô disse...

Que que eu estou fazendo aqui, que eu não estou aí.... rs!
Lindo, Cassilda! Amei!
bjs