quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tempo, tempo, tempo, tempo...

Fiquei esses últimos dias pensando qual seria o assunto do próximo post e não me veio nenhuma idéia boa... Na realidade, poderia falar sobre várias outras viagens, mas ainda não consegui parar para organizá-las. Nem as idéias, nem as fotos. Além disso, as demandas do mestrado estão fazendo com que eu apenas pense e escreva sobre paz, conflitos e direitos humanos. Qualquer outra coisa parece que não cabe... 


Mas, apesar disso, tenho pensado muito sobre o tempo, aliás, sobre a passagem do tempo e como a natureza se comporta aqui na Europa. É tão diferente do Brasil. Cheguei no calor alucinante de mais de 40 graus, um clima árido de deserto, com um céu azul de doer os olhos. Nenhuma nuvem.


Eu e um amigo (Lud) nesse verãozão de céu azul em Granada (foto de Juliano Andreoli - de novo!)


Algumas semanas depois, as folhas começaram a amarelar. Em seguida, a cair. E não pararam! Continuam caindo até hoje! Tem árvore pelada, mas muitas outras resistem fortemente e mantém suas folhas. Cada folha linda; peguei várias pra fazer marcador de livro. Elas parecem a folha da bandeira canadense, toda perfeitinha. 


Uma árvore já amarelinha... na Cármen de los Mártires, em Granada
(sempre lembro de "alguém" quando vejo esse nome!)


Tem muitas Cármenes aqui em Granada que são aquelas casas grandes ou sobrados, com jardins internos lindos, cheio de árvores, plantas e sempre com muita água (chafariz, lagos...). Essa é mais uma das várias heranças árabes aqui no sul da Espanha. Pra eles a água é sagrada.
  
Mas voltando ao tema e ao tempo... Como toda coisa viva tem seus processos de começo, meio e fim de um ciclo, chegou a hora das folhas irem embora. E juntos com as folhas também foi o calor... 


Aqui só ficaram alguns frutos estranhos e resistentes... (também na mesma Cármen, em Granada)


E de mansinho foi chegando o frio, antes fazia frio apenas de manhã e à noite. Agora já faz frio praticamente o dia todo. E pra aproveitar esse friozinho rotineiro, nesse último domingo, muito merecidamente acordei tarde (porque na véspera dormi pouquíssimo à noite) e fui abrir a janela. Queria aproveitar o domingo pra passear. 


Vi uma chuvinha caindo e já pensei na lei de murphy, claro, faz sol a semana inteira de segunda à sexta. E no final de semana vem a água. Mas achei essa chuva estranha, grossa demais pra ser só água. Fui na varanda e era isso mesmo: NEVE! Por meia hora, voltei a ser criança. Acordei minha amiga que mora comigo, saímos as duas com suas máquinas fotográficas. Ela com seu cachecol preto pra "pegar" a neve. Tudo isso dentro do apartamento, mais precisamente na varanda! 


Pela primeira vez, vi um floco de neve bem de pertinho, sem ser aqueles blocos de gelo ou granizo. Ele é lindo e tem um formato de meio de flor, meio de estrela. Tentamos tirar foto dele, mas não deu porque ele derretia muito rápido. Então, essa foto vai ter que ficar para a próxima. Enquanto isso posso apenas mostrar a neve que consegui registrar nas poucas horas de neve aqui em Granada.


Vista da Igreja de São Domingo, a partir da minha varanda, em Granada


PS: Continuem votando nas fotos, please! Ainda tenho chance de ficar entre as 25 fotos mais votadas pela internet. Vai até o dia 31/01, valeu!

3 comentários:

Ligia Moreiras Sena disse...

Oi querida!
Que saudade de você! Tá bem legal seu blog, vou indicar lá na minha listinha de blogs dos amigos.
Vai ficar por aí quanto tempo? Comecei a falar com meu marido esses dias sobre, quem sabe, tentar alguma bolsa por aí daqui a uns 2 anos... Quem sabe?
Um grande beijo!

Na mochila da japa disse...

Ligia querida! Há quanto tempo! Ainda não sei ao certo até quando ficarei porque estou no meio do mestrado. Mas nesse tempinho aqui, já notei que aqui tem muitas possibilidades de bolsa, ainda mais em Granada que é uma cidade super universitária. Você podia tentar uma de pós-doc. E continue acompanhando a mochila! Bjo!

Lay disse...

Voltamos a ser crianças mesmo! Correndo como loucas pela casa pra pegar as câmeras e registrar o momento mágico em Granada! Adorei a narrativa! hahaha!