terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Dias de janeiro, calor demais, dias de janeiro, olha como faz, esquenta, é tão bom estar no mar..." - Otto

Ver o mar me lembrou o nosso tão maravilhoso verão brasileiro. Essa é uma das saudades que ainda vou ter que aguentar por mais alguns meses, já que aqui estamos em pleno inverno... Mas como não sou boba nem nada, aproveitei o finalzinho do verão europeu quando cheguei, na Espanha, no ano passado. Aqui em Granada, chegou a fazer 41 graus, entre agosto e setembro!

Mas vale salientar que o calor daqui é bem diferente do que estamos acostumados/as no Brasil: é um clima seco, meio de deserto. Isso faz com que a sensação térmica não seja tão grande. Pra se ter idéia, apenas quando olhei o termômetro enquanto andava na rua que soube que estava tão quente. Levei o maior susto porque nem sonhava poderia estar caminhando super na boa, numa temperatura de mais de 40 graus!

Já pensando que esse calor não ia durar tanto assim, peguei meu grande amigo Jú e fomos passar um final de semana na praia. Isso foi em setembro do ano passado. Eu estava louca para conhecer o tão falado mar mediterrâneo! Morar em Granada tem essa imensa vantagem (ainda vou fazer vários posts sobre essa jóia árabe) porque é uma cidade próxima do litoral e também da Serra Nevada - a única estação de esqui no sul da Espanha. Então, se aproveita muito em qualquer época do ano.

O fato é que encontramos uma reserva chamada Cabo de Gata que fica em Almería e para lá seguimos. Estava um dia lindo, de céu azul. Quando vi a praia pela primeira vez, estranhei um pouco porque ela era de areia, mas na faixa mais próxima da água havia pedras. Na hora, só pensei que o Brasil sim que tem praias imbatíveis. Mas depois de algum tempo, comecei a gostar dali. Estiquei minha canga, deitei e percebi que as pedras tinham um tamanho interessante: não eram tão pequenas ao ponto de machucar, e pelo contrário, faziam uma espécie de massagem nas costas. E, claro, o primeiro impacto foi o mar em si, de um azul profundo e calmante.

O mar mediterrâneo, em Almería (foto de Juliano Andreoli). Mas a canga é minha!

E minha maior surpresa foi tomar um banho de mar. A água era gelada (igual Recife!) e com muito menos sal! Parecia uma mistura de água do mar com água de rio. Conclusão: você sai do mar e nem sente aquele incômodo tão grande de ter tanto sal no corpo. Acabei me esbaldando nesse mar maravilhoso, já que eu sabia que ia demorar pra ter isso de novo...

A tranquilidade da praia, em Almería, com seus poucos guarda-sóis e banhistas.

Deu pra perceber que essa praia é mais frequentada por famílias espanholas que têm casa ou alugam uma para passar o verão. Isso porque a praia é muito tranquila, sem nenhum ambulante e apenas dois bares à beira-mar. As pessoas costumam levar suas coisas e passam a tarde nesse marasmo chato... Havia várias mulheres fazendo topless, na maior tranquilidade. Resumo da ópera: o mar mediterrâneo é realmente lindo!

E essa sou eu, feliz da vida, de havaianas, em plena Espanha!