quarta-feira, 16 de março de 2011

A (quase) Olinda aqui na Espanha

Aproveitei o Carnaval para então conhecer qual é a "viagem" dos espanhóis por aqui e o que fazem nesse feriado. Na realidade, pra começar, nem há feriado... O povo trabalha e estuda a semana toda, então o jeito é aproveitar o sábado ou o domingo apenas. Para isso, tive que ir para Cádiz que é onde o povo vai "brincar" (como diz a galera recifense) ou "pular" (como costuma falar o povo de Sampa e adjacências).


A primeira coisa que me disseram (e foi de uma espanhola!) foi que não poderia faltar de jeito nenhum uma fantasia ou o "disfrace" em bom castelhano. Já gostei do negócio e obviamente lembrei "das Olinda", do "Enquanto Isso na Sala da Justiça" e toda aquela farra pernambucana... 


O fato é que, chegando na cidade e antes de colocar o pé na praça principal, já comecei a ver de longe a bagunça e as infinitas cores... 


Claro que um touro e um toureiro não podiam faltar no Carnaval em Cádiz (Espanha). Nessa hora, o povo fez uma roda em volta dos foliões pra ver a brincadeira que simulava um dos rituais mais tradicionais e também polêmicos da Espanha: a tourada.

 Aqui, nessa situação, os dois são amigos e agradecem os aplausos (Cádiz, Espanha)

Uma fantasia super criativa (e incômoda, suponho!) que se resumia a assustar as crianças que se aproximavam da mesa. Na foto não parece, mas o rapaz conseguia amedrontar todo mundo e eu fui uma delas!
Fidel há uns 50 (?) anos atrás (Cádiz, Espanha)


Mas como nada é perfeito, preciso confessar uma coisa: quase não havia música! Vi apenas alguns pouco grupos espontâneos com instrumentos e alguma coisa de percussão fazendo barulho e juntando gente em volta. No mais, o povo ficava circulando, conversando em rodinhas e bebendo (muitíssimo!). E todo mundo preparado, nesse sentido, com seu copinho, garrafas e recheios. A maior parte dos bares fecha pra atendimento interno, coloca um balcão pra fora e fica vendendo coisas, sem que as pessoas possam sentar... Resumo: isso é quase Olinda! Se não fosse pela falta de blocos e troças, diria que é muito parecido, e até melhor porque tem muito mais espaço para andar e faz menos calor!!!!  
  
Pra não dizer que não achei nada, encontrei esse grupinho bem simpático que alegrou nossos ouvidos!


Aqui, meus amigos que estavam super originais de iPad (chinês, rsrs), apesar das caras sérias. Não vimos mais ninguém que teve essa idéia, somente uma dupla de iPhone.


Eu e meu amigo Lud que improvisamos uma fantasia de palhaço por menos de 4 euros e fomos foliões por algumas horas aqui na Espanha! 

4 comentários:

xando disse...

só pra matar a saudade:

Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor
O Elefante exaltando a suas tradições
E também seu esplendor
Olinda esse meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes e serpentinas
Venho te oferecer
Com alegria o meu amor

Olinda! Quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar
Em Olinda sem igual
Salve o teu Carnaval!

bj de quem ama

Unknown disse...

Ah...
que saudades de vc!!!
Quer dizer que o carnaval ai é animadinho???
Quem diria, hein!!!
ANIMAÇAAAAAAAAAAO!!!
bjos

Layanna Maiara disse...

Essa foto tua e do Lud tá mto engraçada! hahahahaha!

Andréa disse...

Amei a fantasia de palhaço!! Você ainda tem? Traga pro Brasil quando vier! kisses sister