sexta-feira, 4 de março de 2011

Os últimos momentos em Marrocos

Depois da saga dos tapetes em Tetúan, finalmente seguimos para Tânger, outra cidade marroquina bastante importante, onde iríamos passar a noite. Chegamos ainda de dia e deu para dar uma passeada antes de ir para o hotel (finalmente!). Mas é claro que antes desse momento tão desejado, Abdul I nos levou novamente para outra medina e conseguimos pegar uma chuva de granizo em plena África! Bom, quero dizer à vocês que no Marrocos, por incrível que pareça, faz frio!


Pra acabar esse city-tour sem fim, Abdul I ainda fez questão de nos apresentar para o Abdul II (que eu apelidei assim, mas eles não têm nenhum parentesco... começo a achar que o nome Abdul no Marrocos equivale ao nosso José!). E a tarefa de Abdul II seria nos acompanhar no segundo dia. Estávamos nós quatro (eu, o Jú e o casal de americanos) esgotados, sentados no sofá do hotel apenas querendo fazer qualquer outra coisa sem guia. Mas Abdul II estava decidido a fechar os passeios conosco para o dia seguinte: todos pagos à parte, obviamente, já que não estavam incluídos no pacote "Conheça a África em 48h".


Disse para ele que queríamos descansar e pensar um pouco antes de decidir (na realidade, queria também ganhar tempo para dar uma olhada na internet e ver o tinha na cidade!). Ele, de modo muito simpático, respondeu: "Ah, tudo bem, vou ali e volto em 5 minutos" e saiu do saguão. Nos olhamos e rapidamente assumimos nosso total desinteresse de repetir o erro e ainda pagar mais por aquilo que não queríamos. O Abdul II ficou injuriado de imediato quando soube, perdendo toda a simpatia inicial. Quase saiu sem se despedir... Nesse momento, concluí que tinha feito a coisa certa!


 Curiosidade: um teclado franco-árabe no Marrocos

Fomos em busca de uma internet para saber o que tinha em Tânger e depois de muito andar e perguntar, finalmente encontramos uma lan-house. Usando esse teclado, me senti completamente uma analfabeta contemporânea! 5 minutos pra conseguir fazer uma pesquisa no Google! Digitava errado, não conseguia apagar, abria outra página, não sabia fazer nada! E tentando me comunicar com o menino que lá trabalhava, vi que linguagem é tudo (o povo do discurso que adora isso!). Isso porque eles falam apenas árabe e/ou francês. Que surreal tentar falar com alguém, sem ter nenhuma palavra em comum! Na verdade, primeiro é surreal e depois é desesperador! 

   Praça em Tânger com uma mesquita ao fundo (Marrocos) 

Dois muçulmanos com a roupa tipo "O Nome da Rosa" (que eu não consegui descobrir se existe diferença entre os que usam ou não, ou se apenas é o modelito deles de inverno!) e um cuidador em Tânger (Marrocos)

Interior da mesquita da foto acima com um senhor fazendo suas preces (Tânger, Marrocos)

O que eu achei mais curioso na questão muçulmana é que, várias vezes ao dia, as mesquitas acionam um super megafone que fica no alto das torres, fazendo um chamamento para que as pessoas cumpram suas orações diárias. Nessas horas, várias pessoas começam a se dirigir para as mesquitas mais próximas, tiram seus sapatos logo na entrada e entram. Depois de encontrarem um cantinho agradável, se ajoelham e muitos abaixam sua cabeça até o chão e lá ficam.

Outra curiosidade: uma placa de PARE em árabe (Tânger, Marrocos)

Esse é o super resumo das minhas 48h no Marrocos. Agora já é Carnaval aí no Brasil, ou pelo menos em grande parte dele. E eu vou conhecer aqui na Espanha o que é o Carnaval deles. Aproveitem e até semana que vem, depois da quarta-feira de cinzas, claro!

2 comentários:

xando disse...

preta,
a mochila da japa não vai se manifestar sobre a tragédia no japão????
bj
x

Unknown disse...

Acho que uma coisa muito legal que aconteceu foi nossa mega balada, ao som de iahabibi!!!
Com o cantor empolgadissímo vindo a nossa mesa...e nós só dançando com os ombrinhos!!!
hahahhaha
que saudades!!!!
bjos