quarta-feira, 2 de março de 2011

"Merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza..." - Marisa Monte

Pessoas do meu coração,
Abro esse post para uma reflexão do Xando (pra quem não sabe, é o meu amor!), ou melhor uma "ruminação" como ele mesmo diz. Algo que, na "correria" dos dias de hoje, temos feito pouco... Depois que li, sugeri que ele fizesse um artigo! Ele escreve sobre a diferença entre educação e gentileza. Bom, joguei a bola! Leiam e opinem! Até sexta, coloco outro post sobre minha aventura marroquina. Fui!


Uma das frases mais conhecidas do poeta Gentileza

"Eu sou um cara que fico remoendo, ou como dizia um amigo "ruminando" as coisas que acontecem comigo. Algumas eu processo por anos, outras apenas por dias. Até que eu consiga absolvê-la ou absorver-me. Esta nota é o resultado de uma ruminação de alguns dias. Convido meus amigos(as) a participarem dessa “lombra” comigo. 

Como a maioria de vocês sabe, minha formação em história e a opção pelo marxismo deixaram-me o costume de procurar pessoas que produzam sobre um determinado tema para resolver minhas dúvidas. Entretanto, nem todos os assuntos são temas de trabalhos científicos, ou nem sempre minha memória me deixa lembrar. Nesses casos tento buscar pequenos consensos para não cair no total relativismo ou no simples achismo.

No caso específico dessa nota, uma amiga me deixou com uma pulga atrás da orelha quanto a relação entre "educação" e "gentileza". Assunto que estive ruminando por alguns sóis e luas. Como não lembrava da existência de trabalhos acadêmicos sobre o tema, então me vi forçado a buscar ajuda em um dos meus dicionários. Apesar da natureza simplificadora dessas obras acredito que, em questões de linguística ou de simplesmente de semântica, os dicionário assumem esse papel de criar um lugar de pequenos consensos ou mesmo de ponto de partida.

Dessa forma resolvi ir ao Houaiss e tentar determinar as diferenças ou semelhanças entre os dois "vocábulos". Vamos lá:

- EDUCAÇÃO (datação: século XVII); substantivo feminino: conhecimento e observação dos costumes da vida social; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia;

 - GENTILEZA (datação: século XIV); substantivo feminino:
1 qualidade ou caráter de gentil
2 ação nobre, distinta ou amável
3 amabilidade, delicadeza

Assim, passei a fazer uma análise rápida e identifiquei que os 2 vocábulos buscavam traduzir coisas bastante próximas (a meu ver). Chegando inclusive a ter um significado em comum: delicadeza. Mais uma vez recorrendo ao Houaiss percebi que delicadeza significaria, dentre outras coisas, "atitude gentil; cortesia, civilidade". Ou seja, trazia em si o significado das duas palavras.

Apesar da impressão de uma diferença que eu não conseguia explicar, estava meio perdido num ciclo vicioso semântico! Até que a datação das palavras me chamou a atenção!! Foi então que a ficha caiu!! O dicionário cumprira sua função de ponto de partida! Explico...

A palavra gentileza, mais antiga, com datação do século XIV, apresenta um significado mais abstrato ligado a nobreza, distinção, amabilidade. Lembrando que estamos falando de uma Europa ainda feudal, entretanto caminhando a passos largos para o capitalismo. 

Em contraposição, o vocábulo Educação, com datação do século XVII, trás um significado mais concreto ligado ao preparo do indivíduo para o trato social. Foi com a ideia fixa de que essa visão mais parecia a burocratização das relações, que aos poucos lembrei-me que o século XVII é o da construção da civilidade também enquanto forma de distinção entre a aristocracia-decadente e as demais classes sociais. Era a criação da “etiqueta” como forma de separar os nobres dos demais seres brutos. Interessante obra que dedica parte de seu tempo ao assunto é o terceiro volume da obra “história da vida privada: da Renascença ao século das luzes”, dos franceses Philippe Ariès e George Duby. (Detalhe: tem uma edição da companhia de bolso baratinha)

Uma citação que vale a pena: “O espaço governado pela civilidade é o da existência coletiva, da sociabilidade distintiva da corte e dos salões, ou do ritual social em sua íntegra, cujas normas obrigatórias devem aplicar-se a todos os indivíduos, seja qual for sua condição.”

Entendo que numa sociedade muito mais complexa que a existente no início da modernidade, a educação recebeu outros significados, para além do original, e que exerce uma função essencial para a existência coletiva. Entretanto, entendo que a gentileza possui íntimos laços com a educação. Na verdade acredito que a gentileza é o passo a mais que precisamos dar, de forma a não deixar que a educação seja um conjunto de normas secas, insípidas.

Bem... é isso! Apenas ruminando algumas coisas... espero que as pessoas aguentem ler até o final!"

5 comentários:

Lay disse...

Alenxandre e suas boas reflexões... Gostei. Acho até que vou lançar a campanha aqui na Espanha também.
Eu concordo com o Alexandre, penso que a gentileza é algo que sobrepassa a educação. Pude sentir um pouco dessa diferença em um mês de curso na França, onde as pessoas te tratam com a maior educação (bonjour, merci, pardon) e o mínimo de gentileza.

Unknown disse...

Oi Xando! Gostei! Mas ficou um gostinho que quero mais...
Fiquei pensando em dois outros termos, e os limites da gentileza e da educação, já que são termos criados para explicitar desigualdades sociais (associados a cultos e incultos, talvez?): a elegancia e a subserviencia. Até onde realmente a gentileza contribui para a convivencia social e onde marca desigualdades e poderes?

Na mochila da japa disse...

Eu também vejo a educação e a gentileza como duas coisas bem diferentes! Diria que a primeira é básica e a segunda é um "plus", um a mais que qualifica nossa vida em sociedade. Mas, se eu te entendi bem, Helô, também penso que gentileza em demasia pode mascarar uma certa subserviência... e que é outra questão e dá muito pano pra manga! Bjo!

xando disse...

Oi gente, mil desculpas por não ter me manifestado depois desses comentários tão legais de vcs! é que o último mês foi carnaval em Recife, sorry!!!

Lay, valeu! eu tb acredito q a gentileza é uma forma de humanização das relações. Estou esperando a campanha "Gentileza gera Gentileza - Espanha"! hehehehe...

Helô, grande psicóloga! pra mim tb ficou esse gostinho, mas realmente foi apenas uma ruminada, um rascunho pra não deixar a idéia escapar! concordo que pode ter havido essa relação q sugeres e q vale escrever sobre ela, mas tenho tentado chamar a atenção para que esses significados assumem outro papel no século XXI. A educação supera seus limites históricos no momento que assume seu papel no desenvolvimento do sujeito e de suas potencialidades! Assim como a gentileza pode ter tido origens na subserviência (vale uma pesquisinha) e hoje pode exercer o papel de humanização das relações sociais. ufa... gostei da provocação! beijão

amor, beijo de quem ama!!!

Unknown disse...

Xandinho!!!
Olha q um dia desses fiquei na mesma, porem com palavras diferentes, e tentando achar uma explicação mais psicológica (viu, dona Cassia Maria!!!)
Era a respeito das pessoas mudarem, ou amadurecerem, e descobri uma dificuldade enorme de conceituar essas duas palavrinhas!!!
bjos a vcs!!!
saudades