segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Espanha pós-moderna: e não estou falando de Barcelona!

Finalmente um post fora da Andaluzia! Não que eu não goste daqui, mas reparei que só tem minhas viagens aqui pela região e praticamente nada de outros lugares para onde já fui. Isso vai mudar a partir de agora!


Aproveitei a visita de minha amiga Helô aqui em Granada e resolvi viajar um pouco com ela. Afinal de contas, eu já tinha terminado um capítulo da minha dissertação em menos de uma semana e achei que merecia me dar esse presente! Ela queria conhecer Valência, cidade que eu ainda não tinha ido. E pra ajudar muito, tivemos a hospedagem solidária lá de duas amigas maravilhosas que nos receberam! Foi um luxo! Confesso que eu já estava cansada de hostal e albergue, então essa possibilidade de ficar na casa de amigas foi imprescindível...


Além disso, ainda encontrei meu cantinho! Olha que singelo: uma loja chamada Casilda (Valência)


E pra quem gosta, Valência tem praia! Conseguimos um dia de sol e corremos pra ver o Mediterrâneo. Cá entre nós, Cabo de Gata (Almería) dá de dez a zero nessa praia... Se bem que não dá pra comparar uma praia urbana com uma de uma reserva natural. É como fazer isso entre Boa Viagem e Porto de Galinhas... que injustiça!


Uma das praias urbanas de Valência com sua cadeira de salva-vidas ultramoderna. Me lembrou "Os Jetsons"!

Um casal bem à vontade, numa tarde de domingo (Valência)

O mais curioso é que, como estamos na primavera, ainda faz um pouco de frio, então pelo menos pra mim não dá pra entrar na água porque está puro gelo! Só que cada um sente de um jeito, conclusão: tinha gente de calca e blusa de manga comprida, gente de biquíni, mulher fazendo topless (é super comum aqui) e até uns loucos dentro da água!

Nos outros dias, fomos bater perna pela cidade que é bem grandinha! Tem bastante coisa pra ver por lá... A Estação de Trem (Estació Del Nord) é um espetáculo à parte. O nome entre parênteses está em "valenciano" que é a língua da comunidade valenciana toda. Eu, completamente desinformada, nem tinha idéia disso.

 A estação é inteira de azulejos e vitrais em estilo Art Noveau - show! (Valência)

Mas o principal de Valência é a chamada Cidade das Artes. É um complexo cultural- artístico-ambiental-futurístico que engloba um cinema 3D, um museu de ciências, uma sala de concertos ofensiva e um aquário gigantesco. Niemeyer deve ter babado quando viu isso aqui! Passamos o dia todo lá e das 4 "instalações", vimos 1 e meia! Demos conta apenas do aquário (que é o mais movimentado) e de uma parte do museu de ciências.

Apesar de estar um dia nublado, a primavera já está bem generosa por aqui! (Cidade das Artes, Valência)

Eu aqui me senti nadando com essa tartaruga! (Cidade das Artes, Valência)

Aqui a Helô deslumbrada com o aquário que vai até teto (Cidade das Artes, Valência)

A partir do próximo post, vou contar o que fiz aqui na Europa antes de criar esse blog: uma epopéia por parte do antigo Leste Europeu! Inté a próxima! 

Um comentário:

Anônimo disse...

Que linda a cidade, já tinha ouvido falar de Valencia!!
Me deu mais vontade de conhecer!
Até que enfim voltastes a escrever.
Agora entendi o motivo do seu sumiço...hahah]
saudades amiga!!!
bjos mil
Ju