segunda-feira, 20 de junho de 2011

As cores e os encantos da Turquia

Demorei, mas foi por um excelente motivo! Tive o privilégio de passar, nada mais, nada menos, que uma semana na Turquia com a minha mãe que veio me visitar aqui na Espanha! Além dela conhecer um pouco do sul da Espanha, eu e ela queríamos viajar também para algum lugar ainda desconhecido para nós duas. Pesquisei opções para a Grécia e para a Turquia. Considerando o tempo e o dinheiro, decidimos pelo exótico país dos turcos. 


Começo por Istambul que foi onde chegamos. O primeiro dia, claro, foi para andar pela cidade. Primeira parada obrigatória: Gran Bazar. São mais de 4 mil tendas que vendem literalmente de tudo, desde especiarias até os famosos tapetes turcos feitos à mão. Ai não, essa história do tapete de novo não! Ninguém merece! E não é que caímos nessa roubada de novo? Mas, na verdade, nem foi tão roubada assim. Queríamos mesmo é tomar o chá de maçã deles que é simplesmente divino. Assim que acabamos a xícara, agradecemos e saímos da loja com toda a liberdade que infelizmente não tive no Marrocos...


Minha mãe (já com sacolas!) no Gran Bazar (Istambul)

Ficamos encantadas com esses lustres, são infinitamente mais lindos e coloridos ao vivo! Claro que compramos dois, mas foram dois abajures pequenos porque não dá pra ficar carregando essas coisas frágeis sem se preocupar. São pintados à mão, "fofézimos" como diz meu amigo Edú!

Uma das ruelas de tendas do Gran Bazar (Istambul)

Pra quem gosta de fazer compras, dá pra passar dias nesse lugar porque a infinidade de coisas que tem pra vender, sem contar que são objetos que não se encontra nem aqui na Europa, muito menos no Brasil. Fiquei enlouquecida com as famosas "pashminas". Ceça, lembrei de você a viagem toda! Toda hora, via uma linda, colorida e comprava. Depois de algumas horas, pensava: Essa eu quero pra mim. Vou comprar outra pra ela! Comprava e logo se repetia a mesma cena. Enfim, voltei pra Espanha com pelo menos 3 pashminas! Mas não se preocupe que tem uma só pra você, inclusive embalada pra presente pra não correr o risco d'eu pegar pra mim de novo!

Um dos lugares que só vendiam "pashminas" no Gran Bazar (Istambul)

Outra coisa digna de nota, viajar na primavera é tudo! Era um espetáculo de cores e odores em todos os jardins e praças que passávamos... 

Nem gosto tanto assim de rosas, mas essas mereceram um registro! (Istambul)

E isso foi apenas um dia na Turquia! Pelo jeito, vou demorar horrores pra contar tudo...

3 comentários:

Anônimo disse...

Amore, que saudades!!!
Vc vive sumindo, mas por motivos ótimos!!!
Vc ta bélissima!!!! toda trabalhada no Oriente!!!
Que invejinha de vc!!! Deve mesmo ser lindo a Turquia, conta tudo aqui para nós!!!
jà comecei a rir, quando vc falou dos tapetes!!!hahaha
Semana que vem, o meu estará na minha nova casa!!! Em breve vc conhecerá!
mil bjos
Ju

Layanna Maiara disse...

Ai, japa, você melhora cada vez nos posts e nas fotos! Ar-ra-sou! Fiquei até com vontade de ir na Turquia depois das conversas aqui em casa e essas fotos!!!

Edu disse...

Nossa! Realmente, deve ser um exercício tremendo não sair comprando tudo...
Obrigado pela homenagem do "fofézimo"!! rs
Saudades, japa!
Deve ter arrasado por lá com sua mami...
Um beijo enorme de nós dois!