quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quanto vale o silêncio?

A mochila anda sem paciência ultimamente… Digo isso porque essa semana passei por algo inusitado que ainda não tinha acontecido comigo. Estou bastante acostumada a viajar, seja de carro, ônibus ou avião, então esse tipo de deslocamento não é nenhuma novidade pra mim. Talvez eu tenha ficado muito tempo sem viajar aqui no último ano e isso tenha se tornado corriqueiro no Brasil. Por favor, nada contra o país que eu mais amo no mundo! Apenas uma triste constatação…

Bom, vamos aos fatos. Fiz um trecho doméstico de avião há alguns dias atrás e como eu estava super cansada, desmaiei logo no início do vôo. Não é que uma meia hora depois, simplesmente acordo com meu vizinho de poltrona assistindo South Park SEM fone de ouvido?! Desacreditei quando vi isso. Passei a olhá-lo insistentemente pra ver se ele se dava conta do absurdo, mas o ser estava completamente autista em sua bolha. E não era baixo o volume não! Era coisa de todos em volta serem praticamente obrigados a escutar o que ele assistia. Peguei minha bolsa e fui procurar outra poltrona. No fundo (sempre lá), havia outras cadeiras. Depois que me sentei, notei que havia um senhor roncando horrores próximo dali (provavelmente por isso a zona estava vazia…), mas decidi ficar. Já tinha perdido o sono e iria me distrair com algo no laptop, com fone de ouvido, claro!!



Minuto de silêncio - Google Imagens

A única boa nova desse post: já há programação de entretenimento oferecida por essa empresa aérea (não vou ficar fazendo propaganda assim, né) através de rede sem fio. Então, fiquei assistindo alguns programinhas quando me dei conta que estava tocando uma estranha música de fundo. Não era do que eu estava vendo porque um grupo fazendo trekking na Chapada Diamantina não teria um rock anos 80 como trilha sonora! Dei uma pausa pra descobrir o que era e então percebo que havia alguém escutando música como se estivesse em sua casa! Como se não bastasse, acabou esse rock e a tripulação toda foi obrigada a ouvir forró! Notei que algumas pessoas acordaram e havia um certo incômodo no ar, mas ninguém fez nada. Me incluo nessa lista.

Na hora de pegar a bagagem, um outro rapaz acionou um rap do seu celular e fez com que todos ao seu redor participassem disso. Três vezes em três horas? Ainda estou meio chocada com essa situação… Fiquei pensando sobre como as pessoas podem não ter a mínima noção de civilidade, de espaço público e de alteridade... E isso não tem a ver com formação e grau de instrução, como muitos tentam argumentar. Por isso, me veio a pergunta: Qual o valor do silêncio? Não só do silêncio, no sentido de que não sou obrigada a escutar a trilha sonora dos outros, mas também daquilo que silenciamos quando não nos manifestamos frente a um incômodo...

Espero sinceramente que isso não tenha virado um costume por aqui...

5 comentários:

xando disse...

que bom que a mochila acordou, né amor???
bjo de quem ama

Ingrid disse...

Hey amiga, você está andando muito de carro sozinha..porque faz tempo que é assim no bus e no metrô, hein!!!

Edu disse...

Japa,
Incrível como vc consegue fazer de uma coisa corriqueira um belo relato e uma bela reflexão!
Aqui em PE acontece muito isso nos ônibus.
Parece até que criaram uma campanha para estimular as pessoas a usar fone de ouvido.
Não sei se já fizeram algum estudo para saber se deu jeito ou não.
Um grande beijo,
Edu.

Luciana Abreu disse...

Adorei! Vc continua a mesma!!!
Beijão
Luciana GOMES.

Na mochila da japa disse...

Lu querida, que ótimo reencontrá-la! Agora já sei que vc virou Abreu e não irei esquecer! Bjo gde!