quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sobre uma cidade com verdadeira mobilidade: Amsterdã!

Amsterdã surpreende em muitas coisas. O que ñ dá pra deixar de comentar é a questão da mobilidade. É uma cidade relativamente pequena, se pensarmos em termos de capitais e, ao mesmo tempo, extremamente avançada no que se refere ao deslocamento. Trata-se de um lugar onde é completamente dispensável ter um carro! Você chega de modo rápido e seguro em qualquer parte da cidade ou do país. Eles têm um sistema de trens impecáveis que cobre toda a Holanda e, para andar na cidade, existe nossa velha amiga bicicleta ou o mais moderno “tram”.

A bicicleta toma conta de Amsterdã onde quer que você vá (Holanda, 2013)

Faça frio ou faça calor, as pessoas usam a bicicleta para se locomover. De calça, de saia, de vestido, de tênis, de salto. Há ciclovias por todos os lados! E encontrei o maior estacionamento de bicicletas que já havia visto!

Próximo à estação central há um estacionamento gigante de bikes (Amsterdã, 2013)

Ter filhos/as pequenos/as também ñ é impedimento ou desculpa para ñ usar uma bicicleta. Vi várias que tinham compartimentos especiais para carregar as crianças!

Ninguém fica de fora: até crianças podem ser transportadas de modo seguro numa bicicleta (Amsterdã, 2013)

Para quem ñ tem uma “magrela” ou ñ tem condições de conduzir uma, a cidade é atendida por uma espécie de metrô de superfície que se chama “tram”. Por até duas horas, você pode pegar pegar quantos “trams” quiser, pagando apenas uma tarifa. Ele passa pelo meio das principais ruas, mesmo as mais movimentadas por pedestres, e nada acontece! Há algum tipo organização implícita (pelo menos para mim, apenas uma visitante) que garante a segurança das pessoas que por ali circulam.  

Um "tram" cruzando a capital holandesa (Amsterdã, 2013)

O fato é que andar em Amsterdã é um sempre um prazer, seja à pé, de bike ou de "tram". Vale a pena experimentar os três. Sem falar nos barcos que circulam nos canais durante o verão. Enjoy it! 

Nenhum comentário: