quinta-feira, 28 de julho de 2011

Andar de balão na Capadócia!

Antes da Turquia, pra mim Capadócia só era parte de uma música do Jorge Ben... Bom, o fato é que se trata de uma região enorme no interior do país onde tem formações geológicas muito peculiares que não têm em nenhum outro lugar. Me lembrou um pouco o Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, mas não que sejam paisagens parecidas... Talvez porque ambas tenham alguma coisa lunar...


Nosso querido guia disse que, segundo a National Geographic, a Capadócia é o melhor lugar do mundo para andar de balão. Depois disso, fica bem difícil não ir, né! Eu ainda fiquei hesitando porque morro de medo de altura... aiaiaiai. Além disso, o passeio é bem caro... Mas, claro que, pensando melhor, não existe isso: ir até a Capadócia e não andar de balão!

E lá fomos nós! O povo passou no hotel pra pegar a gente 4h30 da manhã porque é o melhor horário (em termos de vento) pra subir. Eles servem um cafezinho e umas bolachinhas pra ninguém ficar de jejum enquanto organizam as coisas. Na foto, estão começando a encher o balão que subimos! (Capadócia, Turquia)

Viajamos com um grupo de espanhóis super divertidos e um deles era "cantador". Conclusão: a viagem toda teve trilha sonora, com direito a música até em português porque ele morou em Portugal e conhece nossa maravilhosa música brasileira. Enquanto esperávamos o nosso balão encher, ele cantou o "hit" da viagem e eu gravei uma parte. A música fala de um cara que foi deixado pela mulher para ficar com a prima! Apesar de ser um vídeo completamente amador, vale a pena passar dos caóticos primeiros 10 segundos pra escutar a "tiração de onda". Atenção: ele canta em espanhol porque portunhol não existe! (Capadócia, Turquia)

Os muitos balões já subindo! Pena que estava nublado...(Capadócia, Turquia)

Uma das lindas paisagens que vemos lá de cima! Tirei mais de 100 fotos em uma hora de passeio, até quase acabar a bateria! (Capadócia, Turquia)

Como eu li em algum lugar quando estava decidindo se ia ou não, andar de balão nesse lugar vale cada centavo gasto! (Capadócia, Turquia)


E tivemos direito a uma aterrissagem com muita emoção! Nos últimos 5 minutos, já descendo, o tempo virou bruscamente, e começou a ventar e a chover. Pra quê? O piloto tentou aterrissar, mas acabamos "decepando" parte da copa de uma árvore e o balão voltou a subir!!! Só escuto uma das argentinas que estava com a gente gritando: Ele não consegue pousar, estamos subindo de novo, eu quero descer, socorro!!! 

Por questão de segurança, quando as condições não são muito favoráveis no momento de aterrissar, todo mundo precisa ficar agachado, então não dava pra ver nada! Depois de alguns instantes, ele tentou aterrissar de novo e a "cesta" onde estávamos não pousou reta, ou seja, ficamos meio pendurados por apenas um lado. Eu só ouvia a galera gritar e eu pensava: bom, da terra a gente não passa, no máximo vou machucar minhas costas. Quando finalmente a "cesta" se ajeita, só vemos uma das espanholas em estado de choque e segundos depois em prantos... 

Passado o impacto do pouso, perguntei ao co-piloto se era comum ocorrer esse tipo de coisa e ele disse que não. Bom, meu medo é de altura, então iria de novo quantas vezes pudesse, sem nenhum problema. E pra fechar com chave de ouro, eles têm a tradição de sempre abrir uma garrafa de champanhe depois de cada voo. Tomamos uma taça e ainda ganhamos diploma! Para quê, não sei bem... Vou colocar no meu currículo, rsrsrs

6 comentários:

xando disse...

amor,

Só não consegui ver o vídeo! mas as paisagens são realmente lindas e sempre que se fala em paisagem lembro de nossa viagem ao catimbau! Acho que realmente me tornei um cara urbano, pois as cidades acabam por me encantar mais. O campo só me encanta como possibilidade de paz e silêncio. hehehe

Anônimo disse...

olha só...gata garota!!!!predendo o medo de altura!!!!!
Amei as fotos, a musiquinha com um linguajar bem familiar...hahahah
Além da beleza da região turca no geral...ótima escolha para passear com mammy!!!
um bjo enorme....super saudoso!!!
JU

Layanna Maiara disse...

Geeentee, olha a multidão de balão ali!!! São tantos!
Tenho que lembrar de incluir a Turquia na próxima vez que eu for fazer um tour pela Europa!
Esses dias ouvi mais testemunhos de como o país é bonito! Fiquei curiosa!!

Na mochila da japa disse...

Xando, voce sempre me surpreendendo!! Como assim, vc eh um cara urbano??? Nao, please!! Oi Ju e Lay!! Nem preciso dizer que a Turquia foi um dos paises que eu mais amei dentre tudo que eu conheci?! Recomendadissimo!! Nao reparem, estou sem acentos... Bjos!

João Paulo disse...

caramba Cássia! Deu uma baita vontade agora de ir pra Turquia.

Vc saiu de Granada msm? E ficou caro? (inclusive a viagem de balão)

vou me incluir nessa :)

abração!

Na mochila da japa disse...

Oi João Paulo, pois recomendo a Turquia sem titubear! Infelizmente não há saída direto de Granada, por isso, tive que ir até Madri. O passeio de balão não costuma estar incluído nos pacotes e cada pessoa, em geral, paga uns 140 euros... Se inclua nessa! Abraco!