segunda-feira, 25 de julho de 2011

Turquia: rumo à Ásia Menor!

Continuando minha epopéia pela Turquia, finalmente saímos de Istambul, tendo como destino várias outras cidades no interior do país. Posso dizer que já coloquei os pés na Ásia! Pelo menos na Ásia Menor, como é conhecida essa região da Turquia. Na realidade, essa parte do país é literalmente uma ponte terrestre que liga a Ásia à Europa. Bom, vou ter que resumir porque senão vira livro!

Adoro mercados e feiras ao ar livre; essa foto é só uma pequena amostra da variedade de coisas que têm por lá: vários tipos de castanhas, nozes e sei lá mais o quê. O problema era só conseguir conversar e entender... Porque nesses lugares, não há um ser que fala inglês. E aprender turco, socorro, hein. Depois de uma semana, consegui apenas cumprimentá-los que é algo como "maram" porque atém um simples "obrigado" em turco parece palavrão! Mas, no geral, o povo fala um inglês básico, indo pro mediano, o que facilita bastante as coisas! (cidade de Bursa, na Turquia)

Biblioteca de Celso: sua construção foi terminada em 135 d.C. (!). Isso fica nas ruínas de Éfeso, que foi a segunda maior cidade depois de Roma, no período do Império Romano, chegando a ter 250 mil habitantes em pleno século I a.C. E salve o Wikipédia!
(Éfeso, na Turquia)

Eu e minha mãezinha, em algum lugar da Turquia

Esse lugar é "O" espetáculo, pena que estava nublado... Chama-se Pamukkale e é patrimônio mundial da UNESCO. São fontes de águas termais que formam piscinas. Lindo, lindo, lindo. E o nosso guia fez questão de não falar para levarmos roupa de banho, conclusão, só ficamos com o pé dentro d'água e todo mundo nadando... (Pamukkale, na Turquia)

Esse lugar também fica em Pamukkale, mas já um pouco mais afastado das termas naturais. Parecia cenário de filme!

Uma das muitas plantações de papoula. Segundo o nosso guia (turco, diga-se de passagem), a Turquia é um dos maiores produtores de papoula. E não tem nada a ver com drogas, quer dizer, pelo menos, não as ilícitas! Elas são para fabricar remédios a base de morfina, e por isso, são um dos maiores exportadores desses remedinhos que fazem milagre pra quem tá morrendo de dor.


PS: Pra quem quer outras notícias, posso finalmente contar que consegui terminar minha dissertação! E, claro, não saí completamente imune desse processo porque ganhei uma tendinite na mão direita... Conclusão: tive que mudar o mouse de lado pra não agravar o problema... E hoje é o dia do depósito! Xando, depois me conta como foi, please!

Um comentário:

xando disse...

depositadíssima, meu amor! agora é só esperar!!!
bjo