terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Primeira parada: Cádiz

Antes de contar um pouco sobre minhas aventuras na Andaluzia (ou Andalucía, já que é assim que o sul da Espanha é conhecido aqui), não posso deixar de comentar e confessar minha surpresa com o retorno que tive com a criação do blog! Jamais imaginei que, em plenas festas de final de ano, teria tanta gente acessando! Isso já foi um presente super bacana, além da possibilidade de ter notícias de amigos/as que sempre é uma delícia!


Pra quem não sabe (e eu era uma dessas pessoas até pouquíssimo tempo atrás, claro!), Cádiz é considerada a cidade mais antiga do Ocidente. Pelo menos, essa informação estava no guia da Folha de SP e foi isso que me deixou instigada a vir pra cá. Fica numa baía, basicamente cercada de água por quase todos os lados. Costuma ser muito visitada no verão e também no Carnaval! Aposto que ninguém achava que tinha isso aqui na Europa! O fato é que o Carnaval daqui e de Veneza são os mais disputados pelos europeus. Caso eu não consiga ir pra Recife em 2011, acho que vou me consolar aqui ou em Veneza...


O fato é: independente de ser verão ou Carnaval, vale a pena visitar Cádiz porque é uma cidade super charmosa e pequena (isso sim tem me encantado, cada vez mais, nessas andanças!). É possível fazer praticamente tudo à pé; bastando, para isso, ficar próximo do centro histórico. Ontem, o dia foi destinado à uma caminhada medieval, passando por várias ruínas e monumentos de tempos do Império Romano. Outra coisa boa é que o clima aqui é bem mais ameno que o restante da Espanha e obviamente da Europa. Deu para sair e ficar na rua apenas com duas blusas, em pleno inverno!


Uma coisa super interessante e que eu ainda não tinha visto em nenhuma outra cidade é que existe um mapa gratuito que contém rotas pra se fazer à pé. Tudo bem, isso é básico em qualquer cidade que se preze. A novidade é que essas rotas são pintadas no chão, através de linhas coloridas nas calçadas, por todas as ruas onde as rotas passam. Isso ajuda muito a se situar espacialmente, além de facilitar a caminhada porque não precisa ficar toda abrindo mapa, olhando nome de rua e se perdendo! Essa idéia eu adotaria se trabalhasse com planejamento urbano e turismo!


Depois vou colocar algumas fotos, assim que eu aprender direito esse processo!   

8 comentários:

Layanna Maiara disse...

Perai, tu foi pra cadiz e achou um mapa de rota a pe? Se esbaldou, entao!!!!

Na mochila da japa disse...

Pois é, Layanna, me esbaldei de tanto andar nessa cidadezinha super simpática e charmosa! Boa virada pra ti e nos vemos em Granada em 2011! Beijo!

Celma disse...

Eita, faltou incluir o carnaval de Tenerife. Nunca fui, mas dizem que é mais animado do que o de Cadiz. Tem desfiles com carros alegóricos e bateria, mais ao do Rio de Janeiro.

Na mochila da japa disse...

Não sabia do carnaval de Tenerife, Celma. Bom saber porque agora tenho mais opções, caso eu esteja com o pique carioquês de curtir o carnaval. Beijo!

Gilse Silva disse...

Olá Cássia! Sou uma amiga da Rose lá do Acre e que agora vivo no País Basco. A coincidencia é que eu viajei para Cádiz no mesmo dia que você! Fui passar o ano novo lá. Antes Rose havia me mandado o teu blog para fazer contato, mas deixei para a volta e agora vejo que fizemos quase o mesmo percurso nas mesmas datas. Se você gosta de viajar o Pais Basco é uma super boa opçao! Abraços. Gilse.

Gilse Silva disse...

Ah! te mando o meu e-mail: oliveiragilse@gmail.com
Abraços. Gilse.

Na mochila da japa disse...

Oi Gilse! Mas que mundo pequeno, literalmente! Acabei de colocar algumas fotos de Cádiz no último post, dá uma olhada! Vou te escrever, fiquei curiosa pra saber como é a virada em Cádiz. Um abraço e feliz 2011!

Sara disse...

É muito interessante ver esse tipo de coisa que as pessoas esperam um dia ter minha própria história, mas a verdade é que na próxima semana eu vou trabalhar a Argentina se você receber um Aluguel apartamentos buenos aires